Preparamos mais essa newsletter com as novidades virtuais e das ruas nos últimos meses. Já estamos em 2006, mas como o ano só começa depois do carnaval, segue nosso relato do final de 2005.
Já está no ar a versão em inglês do site Transporte Ativo. Ao final dos textos, clique na bandeirinha, , para tradução, por Denir Miranda.
Em
novembro, a Transporte Ativo traduziu para o português,
o site "GTZ - Sustainable Urban Transporte Project". A iniciativa
foi um esforço conjunto entre os membros Zé Lobo, Denir M.
Miranda e João Guilherme Lacerda . Vale conferir mais essa rica fonte
de informações sobre Transporte Sustentável.
Ainda
no penúltimo mês de 2005 o site "Reporter Social"
nos brindou com uma ótima série de matérias chamada
"Bicicleta
na Cidade", no
texto uma excelente apresentação sobre nosso veículo
de duas rodas preferido e sua situação como meio de transporte
no Brasil. Para quem ainda não leu, está lá na seção
de links do nosso site. E como não podia deixar de ser, a experiência
da Transporte Ativo está relatada na terceira reportagem da série.
Na
ciclovia Mané Garrincha a população de rua instalada
no local estava cada vez mais gerando transtorno aos usuários do
Túnel Novo, única ligação entre a Orla de Copacabana
e a de Botafogo. Após várias tentativas para amenizar a situação,
a TA entrou em contato com a imprensa, culimando com a veiculação
de uma matéria no RJ
TV do dia 05 de novembro. O problema foi divulgado e sanado na semana
seguinte. Hoje, infelizmente a situação já é
parecida a que era antes, o que em breve nos forçará a agir
novamente.
Caso você conheça áreas problemáticas para ciclistas
nas ruas ou ciclovias tanto no Rio de Janeiro como em outras cidades em
que a TA está presente, nos ajude a sanar esses problemas. Juntos
pedalaremos mais seguros.
Como
grande acontecimento de novembro destaque para a assinatura da declaração
de participação como sócio-externo URB-AL,
uma importante
organização que já era amiga da TA e agora é
nossa parceira oficialmente.
Participamos
da Reunião de auditoria URB-AL junto ao GT Ciclovias, nesta reunião
seria definida a continuidade e a liberação de verbas para
o projeto MOVILIZATION, Campanha "Pedale Legal", uma parceria
da Prefeitura do Rio com o grupo URB-AL nº8. A reunião foi um
sucesso e a campanha "Pedale Legal", terá início
em março, com participação da TA.
Paul
e Jasper, dois pesquisadores do I-Ce,
vieram para o Rio estudar porque nas comunidades de Vigario Geral e Jardim
América a bicicleta não é usada em massa ao contrário
do que costuma ser comum nas outras favelas da cidade. Em tour pela zona
sul no final de novembro, com os estudantes e seu supervisor, Rob Hulleman,
Zé Lobo apresentou, pedalando, as ciclovias, ruas e o comportamento
de seus usuários nesta região da cidade.
Tivemos
ainda no dia 12 de dezembro, palestra de Cristiano Hickel em Erechim, RS,
na Universidade Regional Integrada URI, dentro do projeto OROS URB-AL.
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O tema abordado
foi a segurança no trânsito a partir da ótica dos ciclistas,
tentando mostrar a necessidade e importância em incorporar esta perspectiva
no Planejamento do Trânsito. O dia-a-dia de um ciclista na cidade,
relacionado com o histórico dos movimentos Bicicletada/Critical Mass,
no Brasil e no mundo, mostrando que a bicicleta como veículo de transporte
está tomando lugar de destaque nas políticas de planejamento
urbano em todo mundo.
No
site foram acrescentados novos arquivos:
Na seção manuais :
• Novo
documento VTPI sobre soluções para a qualidade do ar
• Manual
do ciclista POA
Na
seção Clipping :
• Os polêmicos textos sobre ciclovias traduzidos pelo Denir,
que provocaram movimento em algumas listas de discussão sobre o assunto:
Do
Declínio como meio de transporte de massa à história
do planejamento urbano cicloviário de Burkhard Horn e
História
das Ciclovias de Volker Briese.
Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.
Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.
Transporte
Ativo
www.ta.org.br