. | transporte ativo | áreas de ação | mais info |
TRANSPORTE ATIVO
Por
um Futuro mais Limpo e um Trânsito mais Seguro!
Consciência Ambiental Associada à Potência Humana Sustentável.
Transporte
ativo = meios de transporte à propulsão humana:
Bicicletas, pedestres, triciclos, patins, skates, patinetes, cadeiras de
rodas...
Tudo o que permite a mobilidade das pessoas apenas pela força de
seu corpo,
sem auxílio de motores.
Nosso
objetivo é defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional
e internacional, os meios de transporte à propulsão humana
como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde
e esporte.
Buscamos contribuir para a melhoria da saúde das cidades e das pessoas,
preservando o meio-ambiente e criando novas oportunidades de trabalho, emprego
e renda.
Nossas
linhas de ação:
· conscientizar sobre uso correto e seguro das bicicletas, triciclos,
skates, etc;
· desenvolver, promover, apoiar projetos, atividades e campanhas
educativas, culturais, ecológicas e sociais em parceria com a iniciativa
privada e o governo;
· difundir a cultura dos veículos à propulsão
humana, defendendo e promovendo direitos e deveres;
· reintegrar excluídos através de cursos profissionalizantes;
· desenvolver cartilhas e mapas;
· promover a intermodalidade e construir cenários de discussão
incentivando a cultura e os benefícios dos meios de transporte à
propulsão humana.
Nossa
meta é a utilização cada vez maior de formas mais simples,
econômicas e não poluentes de transporte, proporcionando assim
cidades mais humanas.
. . . . . . . . . . . . . . . . ..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .voltar
A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.
Somos um grupo de pessoas que, desde a década de 90, tem usado a bicicletas e afins como meio de transporte, divulgando e defendendo seu uso de diferentes formas. Em 2003, visando somar nossos esforços e abrir canais formais de diálogo com o governo e a sociedade, nos unimos e fundamos a Associação Transporte Ativo, para ir além do que já tínhamos realizado.
Hoje, a Transporte Ativo é formada por entusiastas, especialistas, consultores e autoridades da causa da propulsão humana, da mobilidade sustentável e da qualidade de vida.
Somos um grupo dedicado e consciente, em busca de maior respeito e compreensão dos meios de transporte à propulsão humana. Para melhor saúde, maior inclusão social, menor poluição, por cidades mais felizes e seguras.
.
. . . . . . . . . . . . . .Transporte Ativo, agindo agora, de olho
no futuro! .. . . . . . . . . .voltar
Zé
Lobo
Desde
1989 venho de alguma forma defendendo e divulgando seu uso na cidade
e fora dela, tentando mostrar a todos as vantagens que as bicicletas
podem oferecer, nas mais diversas situações. Fiz a pesquisa
para a publicação da Secretaria de Meio Ambiente do Rio
de Janeiro, o ABC do Ciclista, manual educativo para o ciclista urbano
em 1995, quando surgiu pela primeira vez a idéia de uma associação,
no ano de 2003 muitas coisas aconteceram, dentre elas fui convidado
a participar do Grupo de Trabalho para Ciclovias da Prefeitura do Rio
de Janeiro, participei de alguns seminários internacionais e
alguns projetos que surgiram só sairiam do papel com uma associação
organizada. Nascia então a Transporte Ativo.
Hoje mais do que nunca, estou lado a lado com as bicicletas e os meios
de transporte à propulsão humana, promovendo e utilizando,
sempre em busca de um mundo mais amigo!
F.
José Lobo
ciclo
currículo
voltar
Edu
Lembro
de cada alegria proporcionada pelas bicicletas que tive na infância,
da hora em que as ganhava de meus pais às aventuras pelas ruas
e parques da cidade. Durante o 2º grau e a faculdade a bicicleta
virou meio de transporte. O sonho de viajar sobre duas rodas cresceu
naturalmente. Depois da primeira viagem entre Ubatuba e Paraty a presença
da bicicleta aumentou na minha vida e a do carro diminuiu. Quando ele
foi furtado nem me importei. Em 2004 eu e a Carol, minha esposa, decidimos
vender o carro dela. Ficamos com as bicicletas, com mais saúde,
sem a culpa da poluição e com mais amigos do que antes.
Pedalamos diariamente para o trabalho, e visitamos lugares cada vez
mais distantes de bicicleta, usufruindo todos os benefícios de
pedalar. A bicicleta e os demais veículos a propulsão
humana podem melhorar a qualidade vida nas cidades e é para isso
que comecei a me dedicar à Transporte Ativo.
Eduardo
d'Avila Bernhardt
www.recicloteca.org.br
............................................................................................
voltar
Zélia
Desde que nasci, no interior de Minas
Gerais, a bicicleta já era o meu meio de transporte, ia feliz
sentada na cadeirinha
da antiga Peugeot do meu pai. Há 15 anos atrás não
resisti a proposta do Pedro, meu marido, para montar uma oficina especializada
em bicicletas com tecnologia avançada, larguei meu emprego de
economista e assim montamos a All Track bicycles. Entusiasmada fiz vários
cursos de mecanica e sistemas de suspensões, freios, etc. Daí
em diante foi total o nosso envolvimento com o cicloturismo, mtb, entusiastas,
atletas, expedições e eventos.
Quando o Zé Lobo e o Pedro trouxeram a ideia da Transporte Ativo,
foi a mesma coisa, não resisti. E estamos aí, trabalhando
para melhorar cada vez mais as condições de um transporte
limpo e seguro, de um mundo melhor para as futuras gerações.
Zélia
Cascardo
www.alltrack.com.br
voltar
Denir
Na garupa de uma
Monareta verde, meu irmão mais velho me levava para o jardim
de infância. Esta é a primeira lembrança da bicicleta
em minha vida, eu tinha 5 ou 6 anos. Desde então, a bicicleta
não saiu mais da minha vida, seja por costume da cidade onde
nasci (Montes Claros, MG) ou por tradição de família
– meu avô pedalou até mais de 80 anos e só
parou por recomendação médica. Depois de adulto
descobri que além de gostar muito de bicicleta, de sentir-me
livre quando pedalo, posso tornar o mundo melhor com ela. Um mundo menos
poluído, uma cidade mais humana, pessoas mais saudáveis.
Eu uso, incentivo e defendo a bicicleta para deixar um mundo melhor
para meus filhos.
Denir
Mendes Miranda
Representante
TA no Distrito Federal
voltar
Erika
Há
dezoito anos, promove a patinação como forma de lazer,
atividade física e meio de transporte no Rio de Janeiro.
É responsável pela patinação na Transporte
Ativo e representa os patinadores perante a Sub-Prefeitura da Zona Sul.
É professora de patinação certificada internacionalmente
pela IISA.
Um de seus ideais, é ver o mundo se movendo sobre Patins, é
também a maior entusiasta e promotora da criação
da TA.
Erika
Cordeiro
www.erikacordeiro.com.br
voltar
João
Aos
18 anos tornei-me motorista, ia com os amigos para todo o lado durante
os fins de semana e depois de pouco tempo os engarrafamentos eram rotina
durante a semana. Acabei optando por utilizar o carro como lazer e o
ônibus no dia a dia. O fácil acesso a ciclovias em parte
do trajeto casa-faculdade-trabalho-casa me levou aos pedais. Comprei
uma bicicleta novinha, mas resolvi reformar a velha que estava enferrujada
na garagem também. Isso tudo em janeiro de 2004, depois de mais
de cinco anos engarrafado. Depois de muita leitura na internet em sites
gringos descobri o "vehicular cycling", onde o ciclista deve
se portar como apenas mais um veículo no trânsito. Conheci
também John
Forester e o "ciclismo eficiente". Depois da leitura,
resolvi praticar a teoria de que lugar de bicicleta é na rua
e hoje, cruzo as ruas do Rio de Janeiro em paz até mesmo com
o motorista estressado que não sabe esperar e quase sempre acaba
para trás, ultrapassado pela constância silenciosa do "devagar
e sempre" de uma simples bicicleta.
João Guilherme Lacerda ............................................................................................ voltar
Felipe
A medida que mais e mais pessoas entendem que
suas atitudes afetam diretamente a saúde do planeta, uma grande
maioria delas se junta ao que rapidamente está se tornando um
movimento a favor de um estilo de vida mais saudável, menos poluente
e mais econômico. Acredito na Bicicleta como a forma de transporte
mais eficiente para curta distância, especialmente dentro dos
grandes centros urbanos. Fico motivado de imaginar as cidades com uma
infraestrutura cicloviária de alto nível que permita as
pessoas se deslocarem de bicicleta com seguranca e rapidez. Também
acredito no impacto positivo na sociedade do uso em massa de um meio
de transporte que trabalha o corpo e a mente - só quem pedala
sabe como é gostoso o vento batendo no rosto, o pneu deslizando
no asfalto e o sentimento de liberdade que a bicicleta proporciona.
Morei alguns anos na Alemanha e vi que tudo isso é possível
- a bicicleta pode sim ter uma participacao significativa na malha de
transporte das cidades. Fico feliz de fazer parte da Transporte Ativo
e trabalhar para que a nossa cidade tenha esta cara também.
Luis Felipe Carvalho . . . ...... . . . . .... . . www.alternation.com.br . . . . . . . ....... . . ........ . . voltar
Pedro
Apaixonado por bicicletas, o proprietário
da All Track Bicycles, há muito tempo compartilha da idéia
de criação de uma associação para promover
atividades ligadas às bicicletas. Patrocinador de equipes de
ciclismo em várias modalidades, é fundador da Transporte
Ativo e do Clube All Track, que promove passeios off- road, pedaladas
em estradas e encontros ciclísticos.
Pedro
Wilson Cascardo
www.alltrack.com.br
voltar
Léa
Artista
plástica e Gestora de Marketing. Cicloativista, desde os 14 anos
participa de vários eventos de cunho social e cultural. Vem elaborando
várias ações educativas através do Cicloturismo,
participando também de Comunidades Ciclísticas pela internet
inclusive como moderadora da “BikeOneList”, uma das primeiras
comunidades ciclística da internet brasileira.
Foi diretora da ACICAF – Associação Ciclística
de Cabo Frio - RJ. 1997 / 2000.
Administrou o site Cicloturismo Brasil “www.cicloturismo.com.br”
que ficou 5 anos no ar onde a semente desse modal foi plantada solidificando
assim vários contatos pelo Brasil.
Uma das participações mais importantes a nível
nacional, destaca-se na pesquisa como Técnica em 1999 no Rio
de Janeiro para levantamento sobre uso e infra-estrutura cicloviária
e a atualização do Manual "Planejamento Cicloviário:
Uma Política para as Bicicletas" - GEIPOT/FINATEC - Ministério
dos Transportes. Foi a primeira presidente da União de Ciclistas
do Brasil - UCB.
Claudilea
Pinto. . . . . . cicloturismo - magia sobre
duas rodas . . . . . . . . . . . . voltar
Ainbinder
Arquiteto
Urbanista, foi Coordenador do GT Ciclovias da Prefeitura do Rio de Janeiro
por muitos anos e sempre esteve envolvido com o planejamento cicloviário
desta cidade, é um grande entusiasta do transporte sustentável
e da participação da sociedade civil nas soluções
para as cidades. É um dos mentores da Transporte Ativo, pois
desde a década de 90 nos apóia e incentiva, sempre estimulando
a criação desta associação.
Roberto
Ainbinder
voltar
Associe-se à Transporte Ativo e una-se a pessoas que trabalham para criar facilidades e maneiras melhores de nos deslocarmos em nossas cidades.
Caminhar, pedalar, patinar ou usar qualquer meio de transporte ativo promove a saúde individual e também contribui para um meio ambiente mais saudável.
A associação é gratuita e a participação ativa é uma opção pessoal de cada associado.
Entre em CONTATO para receber o formulário de associação por email.
For Cleaner Future and Safer Traffic!
Ecological Conscience associated with Human
Powered Sustainable Mobility.
Active
Transport Association is a Non-governmental Organization concerned with
quality of life through the use of the Human Powered Means of Transport
in transit systems.
We are determined to:
- support, spread and promote locally, nationally and internationally the
human powered means of transport as modes for commuting, tourism, work,
leisure, health and sport;
- raise awareness of using correctly and safety the non-motorized transport;
- support educative, cultural and social projects and campaigns, always
aiming at the use of green transport, thus reducing motor traffic and providing
more humanized cities.
Transporte Ativo: acting now, toward the future!
Our objectives .............. About us ...............Back to
-
To contribute for improvement of cities' quality of life and people's health,
preserving the environment and creating new job opportunities and income.
- To spread out the culture of human powered vehicles, defending and promoting
its rights and duties.
- To develop projects and activities with educational, cultural, ecological
and social scope, aiming to improve the use of active transports, in partnership
with employers, companies and the government.
- To reintegrate socially excluded people through professionalizing courses.
- To recycle bicycles and equipments.
- To develop guidebooks and cycling route maps.
- To encouraging the sense of duty to obey the law.
- To promote intermodal transport.
- To open up spaces for discussions, enhancing the culture and benefits
of the Human Powered Transport.
We are bicyclist, roller-skates, and non-motorized transport users. Since
long time we have been promoting and defending its use in many ways. In
2003, we joined together and founded the Associação Transporte
Ativo [Active Transport Association], so that summing up efforts to go forward.
The Associação Transporte Ativo is made up of devotees, specialists,
consultants and authorities all together for Human Powered Vehicles cause,
sustainable mobility and quality of life.
We are a committed and conscientious group struggling for more respect and
sympathy to the Human Powered Mobility. For a healthier world, with less
social exclusion and without pollution.
We stand up for happier, safer and friendlier cities.
Come and join us you too!
Novo
mapa colaborativo do Rio de Janeiro, participe você também.
É
cada vez maior o número de ciclistas nas ruas. Não dê
motivos pra quem critica as bicicletas.
Free
Range Kids agora em português.
VI Desafio Intermodal Carioca.
Baixe
aqui o relatório.
Policiamento
com Bicicletas - Como
criar uma unidade de patrulha e Controle
de multidões.
O folheto 6
Cycling Games, da Danish Cyclists Federation, agora em português.
6 Jogos de Bicicleta.
Entregas por
bicicleta em Copacabana.
CTB
de Bolso para Ciclistas revisado já disponível on line.
O Manual Kids
on the Move, da Comunidade Européia, agora em português.
Crianças
em Movimento
Dossiê
do Seminário
"A Bicicleta e as Cidades"
Nova
pagina com GIFs animados para baixar e usar a vontade.
Transporte Ativo,
MTB-BH
e Ciudad Viva
lançam o guia. De
Bicicleta para o Trabalho versão em espanhol.
Novo Handbook
I-CE GTZ,
Cycling-Inclusive
Policy Development
Novo
manual, Diagramas para bicicletários.
Nova
contagem de Bicicletas em Copacabana.
Vídeo:
Como utilizar as
Bicicletas Públicas Cariocas.
mpg 22mb ou wmv
5mb
Transporte Ativo
e MTB-BH
lançam o guia. De
Bicicleta para o Trabalho.
Confira os novos
folhetos Transporte Ativo lançados em 2008 clicando na imagem acima.
As
apresentações do Workshop Planejamento Cicloviário
e Transporte Público, já estão disponíveis.
III Encontro
Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta. e Fundação
da UCB.
Saiba Mais.
Clique
aqui para ver todas as apresentações.
Transporte
Ativo ganha Prêmio Pedala Brasil.
Novo
volume da série Cadernos Técnicos (ANTP/BNDES), sobre Transporte
Cicloviário.
O
Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade
por Bicicleta nas Cidades, já está disponível online.
"Bicicletários" Dois
novos documentos: Tradução
do guia da APBP
e o novo manual para Bicicletários
no Local de Trabalho, da TFL.
em Inglês.
Já está
disponível o VÍDEO
do projeto Pedale
Legal na Escola, clique aqui
para assistir. Duração 20min.
Veja
o resultado da vistoria nos Shopppings Centers do Rio buscando saber
quais se enquadraram a Lei Complementar nº 77 de 28 de abril de 2005.
"Bicicletários"
Folheto informativo
do SusTrans - UK traduzido para o português.
Confira
aqui o vídeo de ano novo da Transporte Ativo.
A Campanha Pedale
Legal teve prosseguimento, na
Escola, em Jacarépagua, Zona Oeste carioca.
Desafio
no Trânsito do Rio de Janeiro.
Qual será
o meio de transporte mais eficiente para enfrentar o trânsito na cidade?
Baixe
aqui o relatório completo.
Assista uma versão curta do vídeo da 46ª Bicicletada
de São Paulo, reeditado pela Transporte Ativo, clicando na imagem.
Para essistir a versão completa clique
aqui.
A Transporte
Ativo iniciou uma série de vistorias em busca do cumprimento de normas
que promovem o uso da bicicleta no Rio de Janeiro.
Saiba mais clicando na foto.
Pedalando para
o Trabalho !
A série
de cartazes do National Cycling Strategy do Reino Unido, foi traduzida para
o português e já está disponível em nosso site.
11 milhões
de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada
3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição
por dia em SP.
No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a
avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e
buzinas.
Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se
do transporte público ruim. Aquilo que é público é
de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.
Vidros escuros e fechados para evitar o contato humano. Tédio, raiva
angústia e solidão na cidade que não pode parar e que
não consegue sair do lugar.
um vídeo de
Branca Nunes
e
Thiago
Benicchio
Clique
aqui para baixar o vídeo em alta definição.
Nos dias 9 e 10 de abril de 2005, aconteceu em Florianópolis o 1º
Encontro Nacional de Cicloativistas, que deu início ao Forum Brasileiro
de Mobilidade por Bicicleta, que tem como objetivo promover o uso da bicicleta
como meio de transporte em todo país e dar suporte aos Governos Federal
e Municípal no que diz respeito às melhores formas de implantação
e manutenção destes sistemas nas cidades. Veja
com está o FBMB hoje.